terça-feira, 22 de março de 2016

SÓLON


         Aforismo: Μηδὲν ἄγαν. 
                 "(faça) Nada em excesso."

           Sólon, em grego Σόλων, filho de Execestides, foi um legislador, jurista e poeta ateniense que viveu entre 638 e 558 a.C., considerado um dos sete sábios da Grécia antiga que, como poeta compôs elegias[1] morais e filosóficas.
Em 594 a.C. iniciou uma reforma das estruturas social, política e econômica da polis ateniense, promovendo reformas abrangentes, sem conceder aos grupos revolucionários os privilégios dos eupátridas[2] , criando a eclésia (assembléia popular), da qual participavam todos os homens livres atenienses, filhos de pai e mãe atenienses e maiores de 30 anos. Sua obra como legislador se articulava em três pontos principais: 1. abolição da escravidão por dívidas; 2. reforma timocrática ou censitária (a participação não era mais por nascimento, mas censitária); 3. reforma do sistema ático[3] de pesos e medidas. Profundo conhecedor das leis, na sua reforma proibiu a hipoteca da terra e a escravidão por endividamento; dividiu a sociedade pelo critério censitário (pela renda anual) e criou o tribunal de justiça. Sólon também modificou o código de leis de Drácon, que já não era mais seguido por causa de sua rigidez (a punição do roubo, que era a morte, passou a ser uma multa igual ao dobro do valor roubado).

1- Nada também. 2- Não julgar, um inimigo ou outra forma que resulte da acusação. 3 - Fuja do prazer que produz dor. 4 - Manter a integridade da conduta, mais confiável do que um juramento. 5-  Sele a conversa com o silêncio e o silêncio com o tempo apropriado. 6 - Não minta, mas diga a verdade. 7 – Cuide das coisas honestas. 8 - Não diga que suas coisas são mais certas que as do pai. 9 - Não ganhe amigos rapidamente, e aqueles que adquirir não deixe rapidamente. 10 - Aprendendo a ser controlado, você vai aprender a comandar. 11 - Se você acha que certo que os outros percebem suas ações, perceba também as deles. 12 - Aconselha aos cidadãos não as coisas mais agradáveis, mas as melhores. 13- Não se exalte. 14 - Não se coloque em companhia de viciados. 15 - Manter relações com os deuses. 16 – Honre seus amigos 17 - Não diga aquilo que você não sabe. 18 - Se você sabe, fique calado. 19 - Seja gentil com todos. 20 - De provas das coisas invisíveis como das visíveis. (DK10A3.II)

            Segundo Diógenes Laércio em sua obra Vida dos Filósofos mais Ilustres, Sólon, diante de sua aprovação pelo povo de Atenas, não só recusou ser aclamado rei, como denunciou seu parente Pisistrato, que tramava contra a Republica.






[1] Na Literatura Grega antiga o termo "elegeia" (ἐλεγεία) originariamente referia-se a qualquer verso escrito em dístico, cobrindo uma vasta gama de assuntos, entre eles, os epitáfios para túmulos.
[2] Os eupátridas, em Atenas, eram aqueles considerados bem-nascidos, ou seja, os filhos da elite.
[3] O sistema ático de pesos e medidas tomava partes do corpo humano como referências
Postar um comentário