quinta-feira, 14 de abril de 2016

AMEINIAS


Ameinias, em grego Ἀμεινίας, foi um filósofo grego, do qual quase nada se sabe, além do fato que teria vivido no século V a.C., e da menção que nos chegou pelo registrado de Diógenes Laércio, em sua obra Vida dos Filósofos Mais Ilustres, IX, 21, quando fala de Parmênides.

Existem registros históricos de outros homônimos, como por exemplo, Ameinias de Atenas, o irmão mais novo do dramaturgo Esquilo, que obteve distinção na batalha de Salamina, tendo realizado o primeiro ataque contra os persas.

No registro compilado por Hermann Diels e Walter Kranz, podemos ler:



Diógenes Laércio, IX, 21 - Sobre Parmênides... – Xenófanes teve por discípulo Parmênides, filho de Pireto, nativo de Eleia; mesmo que Teofrasto em sua Epitome giga que ele tenha disso discípulo de Anaximandro. O certo é se o foi, Xenófanes não seguiu seus dogmas. Viveu com Ameinias e com Dioquetes[1], pitagórico e, como diz Sócio, homem pobre, mas honrado e bom, por cuja causa o seguiu, e quando morreu lhe construiu um monumento heroico. Sendo como era, nobre e rico, foi chamado à tranquilidade da vida de estudos por Ameinias, não por Xenófanes. (DK 27, 1)







[1] Ameinias era filho de Dioquetes
Postar um comentário