sexta-feira, 21 de julho de 2017

O BOTÃO DO FODA-SE


Já é frase comumente ouvida dentre os brasileiros a expressão "liguei o botão do foda-se", para demonstrar sua insatisfação com o andar da carruagem, numa clara e vã tentativa de evitar encarar o problema de frente.
Mais ou menos como o avestruz que enfia a cabeça no buraco para esconder-se (tal qual as crianças que cobrem os olhos) para inocentemente não serem encontrados, os que o fazem, não só fracassam na sua tentativa de alienar-se dos problemas quanto potencializam seus efeitos.
Dito de outra forma:
Quando dizemos que nada podemos fazer, que estamos de "saco cheio" e que vamos apertar o referido botão, esquecemos que essa frase foi concebida durante o período da "guerra fria" para indicar que, diante da impossibilidade de agir com responsabilidade por seus atos, seria melhor promover a extinção da raça humana, o que era uma forma jocosa de afirmar a loucura daquele período, uma vez que a referida extinção não agradaria ninguém (pelo menos nenhum humano).
No jogo de futebol, analogamente diríamos que, com zaga tão ruim, seria melhor deixar só o goleiro.
Assim, quando esquecemos que o atual presidente do Brasil foi legalmente empossado para o cargo, após o impedimento de sua predecessora, esquecemos que também o foi para tentar evitar um mal maior, que seria a ruptura constitucional e o agravamento da crise econômica que já provocou mais de 14 milhões de desempregados.
Não votei nele, e possivelmente não votaria novamente, mas não vejo ninguém melhor na atualidade para ocupar o cargo.
O que vejo é um bando de "urubus" sobrevoando a carniça, falando bobagens e irresponsavelmente jogando palavras ao vento.
Alguns tentando esconder o fato de que foram diretamente responsáveis pela crise, quer por corrupção, quer por incompetência, malcaratismo ou até mesmo pelos três. Outros, por verem nessa crise, a oportunidade de saírem do seu merecido ostracismo e ganharem notabilidade, foro privilegiado ou a oportunidade de promover novas maracutaias.
Vide-se a Venezuela.
Não devemos nos esquecer que corruptos e corruptores existem em grande número entre os seres humanos e particularmente por aqui.
Não devemos nos esquecer que interesses internacionais fomentam crises econômicas para evitar o fortalecimento de novas nações, chegando até a promover revoluções e guerras entre elas.
As guerras comerciais precedem as militares.
Exemplos disto existem a cântaros.
Enfim, tentando não ser muito prolixo, gostaria de lembrar que, apertando o tal botão, somos nós que vamos expor a "bunda" e pagar, neste primeiro momento, mais R$ 0,40 por litro de gasolina.
Gostaria de lembrar que " O Temer já era ! "
No máximo fica mais um ano, período no qual eu gostaria de saber quais propostas reais esses pseudo candidatos apresentam para tirar o país da crise.
Quais são seus planos para a saúde, para a educação, infraestrutura,  defesa, uma política industrial desenvolvimentista, etc, ao invés de ficarem atirando pedras no defunto.
Saber o que propõem para socorrer estes milhões de desempregados.
Sem demagogias.
Propostas reais e factíveis.
Chega de aventureiros midiáticos.
Não quero apertar o "BOTÃO DO FODA-SE".
Amo demais meus filhos e netos para isso.
Quero um país melhor para eles.

Professor Orosco.


Nenhum comentário: