segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

PARABÉNS AO POVO DO PARÁ

Ontem, dia 11 de Dezembro de 2011, foi realizado um plebiscito para que o povo do estado do Pará decidisse sobre a divisão de seu território e a criação dos novos estados, que seriam chamados Tapajós e Carajás.
Numa demonstração de civilidade e de brasilidade, os paraenses deram ao resto do Brasil uma aula sobre convivência pacífica e chamaram a atenção da nação para seus anseios e problemas.
Para nós, aqui mais ao sul do Equador, distantes a muitas léguas da região, o assunto certamente tinha uma conotação especial.
Para nós, o problema seria, talvez, muito mais de caráter econômico ou de caráter político, preocupados que estávamos em custear, ainda que proporcionalmente, mais 6 (seis) novos senadores da república, novas estruturas administrativas e ver reduzida ainda mais a nossa força no Congresso Nacional, onde a esmagadora população que habita o sul do país já se sente proporcionalmente mal representada quando comparada à do norte.
As informações que temos sobre este importante estado brasileiro, o único representado na Bandeira Nacional acima do dístico “Ordem e Progresso”, são tão poucas e, quase sempre, distorcidas por uma mídia interessada em produzir notícias sensacionalistas e muito pouco representativas, levando-nos a erros de interpretação e julgamento, principalmente quando estas notícias são ligadas à violência, a exploração das riquezas naturais e até mesmo de sua soberania frente a um Capital internacional, de caráter especulativo.
Com o livre exercício do voto, apesar das inúmeras correntes, principalmente as de caráter econômico, o povo do Pará soube manifestar sua opinião sobre o assunto e por isso, é merecedor de todo o nosso respeito e admiração.

Nenhum comentário: