terça-feira, 17 de março de 2020

PUXÃO DE ORELHAS


O Grande Arquiteto do Universo não se cansa de nos chamar a atenção para o fato de que somos, todos nós, independentemente de cor, gênero, religião, etc., membros de uma mesma espécie.
Quando ocorreu aquele tsunami na Ásia, que matou mais de 300 mil pessoas, este trágico acontecimento mudou muito pouco a rotina das pessoas.
Quase ninguém ligou; não foram feitas preces ou orações pelas vítimas; pouca gente se mobilizou em campanhas de ajuda, etc.
Aconteceu a mesma coisa no Haiti; acontece a mesma coisa na Siria, com a fome na África e na América Central, etc.
Agora, com esta crise sanitária que toma proporções gigantescas, parando o comércio mundial, finalmente estamos percebendo que estamos todos conectados, e não só pela internet.
Como diria Ortega y Gasset no seu livro Rebelião das Massas, finalmente estamos aprendendo que, todos nós, independentemente da classe social, ideologia política, religião, formação acadêmica, condição econômica, ou outra desculpa segregacionista, estamos vivendo uma relação de interdependência, uns com os outros, muito superior ao mais complexo estudo social.
Oxalá, vencida esta pandemia, com o puxão de orelhas que estamos recebendo, aprendamos a lição e alteremos nossa relação com o mundo, repensando nossas ações com os outros, com o meio ambiente, etc.


Professor Orosco.

Nenhum comentário: