sábado, 19 de novembro de 2016

SOBRE A VAQUEJADA E A MORTE DO SERTANEJO


Lendo o artigo de Aldo Rabelo publicado no jornal “O Estado de São Paulo” neste sábado, 19 de novembro, um dia que deveria ser consagrado à nossa bandeira, sequer mencionada, sinto-me obrigado, por força do hábito, a refutar veementemente seus argumentos, ou melhor, o entendimento que nosso deputado dá à figura do boi e do cavalo, como baluartes da identidade nordestina.
Concordando, em princípio, com a ideia de que estes animais tiveram importante participação no processo de ocupação e desenvolvimento de nosso território, entendo, na contramão daquilo que ele apregoa, que a valorização destes ícones deve ser feita, valorizando-se seu trabalho e não perpetuando sua exploração e martírio, como propõem os defensores da vaquejada.
Seria, como manter em atividade, a título histórico, a prática do açoite aos escravos, dos prisioneiros e dos índios.
Seria, como defendem alguns intelectuais, promover a atividade criminosa do cangaço, da pilheria e do assassinato, ao status de movimento folclórico regional, que precisa ser conservado e não classificado como página hedionda de nossa história.
No meu entender, a morte daquele sertanejo, entendida como a daquele sujeito que era obrigado a uma vida retirante, sem passado e sem futuro, substituída agora pela figura de um agricultor cujos filhos podem estudar, um cidadão que aos poucos aprende a votar e a reclamar seus direitos, é motivo de alegria e não de saudosismo.
Como defensor dos direitos dos animais, entendo que a melhor homenagem que se pode fazer à nossa gente e à sua história, é a promoção destes parceiros, ao status de seres livres e merecedores de nossas desculpas e eterna gratidão.
O Bumba meu Boi, como festa carnavalesca, é exemplo do que digo.
O jegue, um símbolo como o chapéu de couro, da identidade nordestina, companheiro de infindáveis jornadas e ouvidor de um sem fim de lamentos murmurados na solidão da caatinga, que, com anuência da senadora Katia Abreu, já foi reduzido a produto de exportação, utilizado para alimentar chineses que comeram seus próprios rouxinóis, não teve tanta sorte.
Que aos menos as vaquejadas, sendo proibidas, não continuem tão cruéis.

Professor Orosco








Nenhum comentário: